Planejamento do Mês Mensagem do Dia Mensagem do Mês Links Úteis Rezando o Evangelho
22 de Julho de 2018
 
 
 

Mensagem do mês de Novembro

Celebramos no dia 02 de novembro, a memória dos fiéis defuntos. A Igreja convida-nos através desta celebração, a renovar a esperança na ressurreição dos mortos. Neste sentido, não celebramos a morte, reconhecemos a sua existência como fim da nossa experiência terrena, não como fim último. Para os que crêem na eternidade a morte é porta de entrada para a vida eterna.
Santa Terezinha numa profunda demonstração de fé na ressurreição diz o seguinte: “não morro, entro para a vida”, portanto, na perspectiva cristã morrer não é fim, mas sim começo. Santo Agostinho diz que “contemplar o rosto de Deus é sinal de estar na pátria definitiva.” Santa Mônica, mãe de Santo Agostinho, ao falecer, teria dito aos filhos que a acompanhavam: “ponde meu corpo em qualquer lugar e não vos preocupeis com ele. Só vos peço que no altar de Deus vos lembreis de mim, onde quer que estejam”. São testemunhos daqueles que já passaram por esta vida e que alimentaram sua esperança na certeza deste encontro definitivo com o Senhor!
A liturgia da celebração de finados apresenta uma verdadeira catequese a respeito da esperança na ressurreição. São Paulo na carta aos tessalonicenses faz uma exortação que fundamenta esta esperança na ressurreição dos mortos. Diz o apostolo: ”Irmãos, não queremos deixar-vos na incerteza a respeito dos mortos para que não fiquem tristes como os que não têm A ESPERANÇA. Se Cristo ressuscitou, e esta é a nossa fé, de modo semelhante Deus trará de volta com o Cristo os que, através dele, entraram no sono da morte”. (1ts 4,13...) Por fim meus irmãos, a morte tem um valor educativo. Ela nos ensina que somos passageiros e que não devemos viver apegados às coisas deste mundo, que devemos viver a fraternidade entre nós. A morte nivela todas as classes sociais, todos nós, ricos, pobres, brancos, negros, temos o mesmo fim. Ela também nos deixa um lembrete: nós apresentamos para Deus aquilo que vivemos aqui e Deus tem um desejo diz Jesus “que não se perca nenhum daqueles que ele me confiou, mas que ressuscite no último dia”!
02/11/2016.

Pe. Edvaldo Rosa de Mendonça
 
 
 
 
 
Praça Pe. Paulo Hartgers, 8 - Centro - Itajubá/MG . Fone: (35) 3622 0494